segunda-feira, 23 de março de 2009

energia

O que é a energia?
Tudo o que acontece à nossa volta é provocado pela energia. Olha por uma janela. Se for de dia, o sol dá-nos luz e calor; se for de noite, as lâmpadas usam a energia eléctrica para produzir luz. O carro que te leva para a escola ou para casa é abastecido com gasolina, um derivado do petróleo.Os alimentos que comemos constituem energia que usamos para brincar ou estudar.Como podes ver a energia faz com que tudo aconteça.
Existem dois grandes tipos de energia, dependendo se ela está em movimento ou armazenada.- A energia em movimento chama-se energia cinética ou dinâmica;- A energia armazenada chama-se energia potencial.O seguinte exemplo ajuda-te a perceber a diferença entre estes dois tipos de energia.Põe uma caneta na ponta da tua escrivaninha e empurra-a para o chão. A caneta em movimento usa a energia cinética. Agora, pousa-a novamente em cima da secretária. Tu usaste a tua própria energia armazenada para levantar e mover a caneta; à medida que a afastas do chão ela vai adquirindo cada vez mais energia, pois quanto mais alta estiver maior é a queda. Quando a pousas na secretária ela contém energia potencial armazenada.
A energia pode ser medida de várias maneiras. Uma delas é o Btu (British Thermal Unit), medida britânica que mede a energia calorífica. Um Btu é a quantidade de energia necessária para elevar um grau Fahrenheit a temperatura de 0,454 litros de água. Um Btu corresponde a um fósforo aceso. Por exemplo, para fazer uma cafeteira de café são necessários 2000 Btus.
A energia também pode ser medida em joules. São necessários mil joules para igualar um Btu, por isso:1000 Joules = 1 Btu Assim, seriam necessários dois milhões de joules para fazer a mesma cafeteira de café.
O nome Joule vem de um físico Inglês que se chamava James Prescott Joule. Ele descobriu que o calor é um tipo de energia.Um joule é quantidade de energia necessária para levantar 454 gramas do chão a uma altura de nove polegadas (é aproximadamente 22,86 centímetros).